Extensão
Organizados livremente, os docentes do GFL desenvolvem atividades de extensão por meio de projetos que buscam promover uma maior articulação entre as pesquisas realizadas dentro da universidade e a sociedade de modo geral. Confira abaixo as ações correntemente em execução no GFL.
Autores e seus livros
O Ciclo de Debates ‘Autores e seus livros’ tem por objetivo apresentar a todos os interessados a produção filosófica brasileira convidando autores que tenham publicado livros recentemente para debaterem as suas obras com mediação de professores da UFF e convidados de outras IFES. Os palestrantes são incentivados a apresentarem suas ideias em uma linguagem menos técnica, de interesse não apenas para pesquisadores mas também para a sociedade em geral. O evento é realizado mensalmente, de forma remota, a participação é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia.
Podcast Matéria φ
O Podcast Matéria φ é uma iniciativa dos professores do Departamento de Filosofia da UFF, que visa a ampliar o debate acadêmico para além dos muros da universidade, oferecendo à comunidade, no formato de podcast, entrevistas, debates e conversas sobre temas filosóficos. A cada três semanas um professor publica seu episódio com um convidado. Dada a pluralidade de formações e de interesses de pesquisa dos membros da equipe do projeto, o Matéria φ será amplo, diverso, abrangendo temáticas de interesse tanto para os especialistas quanto para o público em geral.
Educação em Direitos Humanos
O projeto visa a promover ciclo de debates entre especialistas de várias áreas (Filosofia, Direito, Psicologia, Educação, Teologia, Medicina Social, entre outros) e público leigo sobre temáticas do universo dos Direitos Humanos. Em encontros mensais, pesquisadores e militantes da área explorarão temas como Liberdade, Justiça e Igualdade em suas diversas manifestações concretas, com o intuito de esclarecê-los e mostrar a importância de se refletir sobre essas questões de maneira consistente e bem informada. Os encontros, a serem realizados ao fim de cada mês, preveem discussões sobre “liberdade de crença religiosa”, “liberdade de manifestação política”, “igualdade de gêneros”, “questões étnico-raciais”, “direitos da população LGBT”, entre outras. Como um projeto de “Educação em Direitos Humanos”, o que se propõe é um espaço de formação dialógica, que contemple futuros docentes, docentes atuantes em sala de aula e demais interessados na multiplicação de informação de qualidade sobre o campo dos Direitos Humanos.
Coordenador
Luís Antônio Cunha Ribeiro
Participantes
Andre Constantino Yazbek
Diogo da França Gurgel
Felipe de Oliveira Castelo Branco
Mariana de Toledo Barbosa
Rodrigo Azevedo dos Santos Gouvea